Sumário executivo | 4 de maio de 2020
Responder a mudanças acima de seguir um plano pré-estabelecido
A capacidade de responder a mudanças é mais importante do que a capacidade de executar um plano predefinido. Eternizado há quase 20 anos no Manifesto Ágil, o valor fundamental da mentalidade ágil parece mais atual do que nunca.
Configuradas para lidar com disrupções e habilitadas a mudar rapidamente suas prioridades de negócio, as organizações ágeis parecem ter uma forte vantagem competitiva nesse momento. Mas para que um processo de transformação em meio à crise seja bem-sucedido, outro princípio ágil se faz crucial: garantir a entrega de valor para clientes.
A pandemia traz consigo mudanças significativas, de valores, de necessidades, de receios, de dores. A capacidade de entender essas mudanças de forma empática e de construir soluções que enderecem os anseios do público consumidor, agora e no futuro "novo normal", ditará o sucesso dos negócios durante e pós-Covid.
Não é um caminho fácil. Uma crise global com a extensão da que vivemos hoje deixa como herança muitas perdas, cicatrizes, mas também muitas lições e possibilidades. Como organizações e como líderes, é nossa a responsabilidade de construir a nova realidade na qual queremos viver.