Menü
CORAGEM #2


Não existe atalho

Lourenço Soares


“Quero que meu produto seja tão bom quanto o daquela startup. Preciso implementar um processo como está descrito nesse livro que eu li. A gente consegue fazer igual aquela empresa?” Peraí. Vamos conversar. Sem confundir inspiração com transpiração.


Entre a ideia genial que deu origem a um projeto e ele pronto para facilitar a vida das pessoas e das empresas, muita, mas muita coisa aconteceu. Só que quando a gente lê ou ouve falar sobre um triunfo, quase sempre é impossível identificar — até nas entrelinhas — os acidentes de percurso. Os recuos, as dúvidas, os erros, as mudanças na tecnologia, na legislação, no plano original, os infinitos recomeços. E sabe de uma coisa? Foi exatamente todo esse aparente fracasso irreversível que fez dar tão certo. Porque ninguém conta no livro ou no estudo de caso do MBA. Mas, “o tropeço é melhor professor do que o sucesso”.


Na prática, significa que não devemos olhar o mercado e ver exemplos de como podemos ou queremos ser? Não. Quer dizer que precisamos ver além das aparências. Porque é preciso parar de acreditar no fácil. E substituir as ambições. Sai: “quero igual e mesmo resultado”. Entra: “quero descobrir como fez para chegar lá.”


Indiana Jones sempre esteve certo. “O x nunca marca o lugar certo”. E os atalhos são a parte mais perigosa do mapa, vão atrasar sua chegada. Então, quando você encontrar um exemplo bacana, chame uma empresa de tecnologia. Pergunte se faz sentido aquela estrutura para o seu negócio, peça ajuda. Saiba que a ideia vai começar pequena, falhar, mudar bastante, decepcionar um pouco de vez em quando. Isso é a essência de criar algo valioso para o mundo e a sociedade.


Ah. E se você quiser saber como é possível passar por todo esse processo de modo mais eficiente, pode nos chamar. Aqui na ThoughtWorks a gente adora trocar ideias, desde um papo rápido que a gente pode proporcionar com uma pessoa especialista, até um engajamento curto no qual a gente passa algumas semanas buscando entender o seu problema e propor caminhos.

Perspectives

Explore também a Perspectives, uma publicação online global sobre tecnologia e negócios para líderes digitais.