Enable javascript in your browser for better experience. Need to know to enable it? Go here.
technology radar jan 2014 brasil

Technology Radar da Thoughtworks identifica perigosa tendência em armazenamento de dados Big Data

O estudo da consultoria global é lançado no Brasil pela primeira vez em português

A Thoughtworks, empresa global de tecnologia com 3 escritórios no Brasil, lança  seu mais recente estudo Technology Radar em português, que reúne de forma abrangente tendências tecnológicas de impacto significativo na indústria de TI. Dentre outras tendências, o Radar aponta o contraste entre o ânimo com as novas perspectivas de negócio possibilitadas pela coleta exaustiva de dados e a preocupação com o armazenamento desnecessário de grandes quantidades de dados pessoais. O Technology Radar está em seu 4ª ano e é elaborado por um Conselho Consultivo de Tecnologia - conhecido como TAB -  formado por 20 especialistas seniores da empresa, que atuam como conselheiros regulares da CTO global da Thoughtworks, Rebecca Parsons. 

 

“Diversos setores do mercado brasileiro vêm considerando Big Data uma das apostas para alavancar o negócio e melhorar o relacionamento com os clientes. Se por um lado a tecnologia permite que todos os seus dados, interesses e interações sejam armazenados e analisados, por outro há sérios riscos relacionados à privacidade das pessoas”, afirma Claudia Melo, Diretora de Tecnologia da Thoughtworks Brasil. “Nós defendemos que as empresas devem armazenar somente o mínimo necessário de informações de seus clientes, uma política que alemães denominam de “datensparsamkeit”, afirma Martin Fowler, cientista chefe da Thoughtworks. 

Outros temas relevantes dessa edição do Technology Radar:

 

  • A fusão do mundo físico e digital - dispositivos de baixo custo, plataformas de hardware aberto e novos protocolos de comunicação estão levando a experiência de usar um computador para mais perto do mundo ao nosso redor, longe das telas. Um grande exemplo é a proliferação de dispositivos vestíveis para rastrear dados biométricos e o suporte de hardware em outros dispositivos móveis, como telefones e tablets, para interagir com os mesmos.

 

  • Alerta e recuperação antecipados em produção - Estamos observando uma infinidade de novas ferramentas e técnicas para capturar logs, monitorar, armazenar e consultar dados operacionais. Quando combinadas com uma rápida recuperação oferecida pela virtualização e automação de infraestrutura, as empresas podem reduzir a quantidade de testes necessários antes da implantação. Talvez até mesmo executando os testes no próprio ambiente de produção.

 

  • O rolo compressor do JavaScript continua - O ecossistema em torno do JavaScript continua evoluindo como uma importante plataforma de aplicação. Muitas novas ferramentas interessantes têm surgido para testes, gerenciamento de dependências e construção de aplicações JavaScript, tanto do lado servidor, como do cliente.      

 

 “Técnicos especialistas da Thoughtworks de todo o mundo, representando todos os continentes, exceto à Antártida, reuniram-se num ambiente colaborativo para criar o Technology Radar. A persidade de perspectivas combinadas a um profundo conhecimento sobre os desafios tecnológicos do momento definem o Radar”, declara Rebecca Parsons, CTO da Thoughtworks. “O estudo representa um resumo dos tempos atuais e é intencionalmente opinativo para refletir a experiência dos nossos times, que trabalham junto aos nossos clientes para solucionar seus problemas mais críticos.”

A Thoughtworks está focada em ajudar a indústria de tecnologia a melhorar e para isso compartilha o que aprende. Clique aqui para ler o Technology Radar completo em português e participe do Google Hangout no dia 18 Fevereiro às 19:30 para saber mais.