Enable javascript in your browser for better experience. Need to know to enable it? Go here.
aplicativos brasileiros chegam  etapa final do dal 2013

Aplicativos brasileiros chegam à etapa final do DAL 2013 e serão acelerados no Chile

Projetos BizuBuzú e Conciliador Virtual para melhorar educação e justiça foram os finalistas que receberam apoio técnico da Thoughtworks

Os aplicativos BizuBuzú e Conciliador Virtual  chegam à etapa final da maratona Desarrollando America Latina 2013 (DAL 2013) e serão acelerados pela empresa SocialLab, recebendo apoio nas áreas de marketing, vendas e técnica. A partir daí, estarão prontos para chegar ao mercado e receber aporte de possíveis investidores. A maratona de empreendedorismo social DAL 2013 foi iniciada em outubro passado em 12 países latino-americanos. Para chegar ao nível de amadurecimento atual, os projetos da etapa Brasil, organizada pela SEA Tecnologia, contaram também com apoio técnico da Thoughtworks, consultoria global e empresa de produtos de software com escritórios no Brasil e Equador. “Nosso objetivo é apoiar startups de cunho civil e social, incentivando a soberania do cidadão e gerando benefícios de maior impacto ao País", afirma Claudia Melo, Diretora de Tecnologia da empresa. 

 

O projeto BizuBuzú, referência a gíria “buzu” de ônibus, permite aos jovens aproveitar o tempo ocioso em transporte público para estudar pelo celular. A aplicação móvel oferece um plano de estudo profissionalizante direcionado à habilidade que o usuário pretende desenvolver, fornecendo conteúdo em formato multimídia. Os estudos são “gamificados” e os usuários acumulam pontos (Bizús) que serão transformados em ranking. Já o Conciliador Virtual é uma ferramenta que permite a realização de sessões de conciliação online extrajudiciais via "chat", proporcionando maior praticidade, comodidade, segurança e eficiência na solução de conflitos. Segundo a equipe que desenvolveu o projeto, atualmente existem cerca de 54 mil ações abertas diariamente no Brasil sendo que aproximadamente 70% dos casos são problemas conciliáveis.  A aplicação vai colocar em contato as partes envolvidas para se chegar à uma conciliação real e à geração de um contrato de acordo.

 

Além do BizuBuzú e Conciliador Virtual, o desenvolvedor Raony Araújo, da Thoughtworks Brasil, também deu apoio técnico à mais dois finalistas da maratona, o  ‘Mudo a minha escola’ para melhorar o desempenho da educação a partir da participação do aluno nas decisões; e o Justiça Conciliadora Brasileira, aplicativo para tornar online os processos judiciais e dar suporte à conciliação. 

 

O BizuBuzú já está em fase Beta, em ambiente fechado para testes, onde usuários testam a solução, dão opiniões e colaboram com o projeto. “No início a equipe estava focada em design e tecnologia e parte da nossa contribuição foi mostrar que o conteúdo era a prioridade do projeto”, afirma Araújo, que ajudou a definir a tecnologia utilizada, parte do conjunto de ferramentas usadas e também a priorizar as tarefas da equipe no prosseguimento ao MVP – sigla em inglês que quer dizer Produto Mínimo Viável.