Enable javascript in your browser for better experience. Need to know to enable it? Go here.
workshop em porto alegre incentiva a forca da mulher no mercado de ti

Workshop em Porto Alegre incentiva a força da mulher no mercado de TI

Pelo terceiro ano consecutivo, Thoughtworks promove evento gratuito para mulheres que querem aprender sobre programação

A Thoughtworks, empresa de consultoria e desenvolvimento de software sob medida, será a anfitriã do Rails Girls, um workshop de programação de software gratuito e sem fins lucrativos voltado para mulheres, em Porto Alegre. O evento, que acontece em 28 e 29 de novembro, tem por objetivo dar ferramentas para mulheres obterem um melhor entendimento sobre tecnologia e demonstrar como é pertido criar programas de computador. Para participar, não é exigido qualquer experiência anterior com programação e também não há limites de idade.

 

O primeiro dia será voltado às discussões dos “porquês”: por que é preciso incentivar meninas, por que o evento é só para mulheres e qual é a finalidade do Rails Girls. Já no sábado, as participantes serão pididas em pequenos grupos e aprenderão a programar, fazendo desde a concepção até a criação de uma aplicação web, guiadas por um técnico especialista.

 

O primeiro Rails Girls aconteceu em Helsinki, na Finlândia, em 2010, e hoje já é realizado em mais de 100 países. O apoio ao evento é mais uma iniciativa da Thoughtworks em linha com o seu pilar de justiça social. Por fazer parte de um mercado em que a participação de mulheres em funções técnicas não chega a 5% em relação aos homens, a empresa advoga em favor da inclusão dessas profissionais e tem como missão ser uma agente pró-ativa de mudança progressiva no mundo.

 

“O mercado de TI ainda é muito masculino e a Thoughtworks luta para mudar isso, pois preza pela persidade e igualdade de gêneros. Através de eventos como o Rails Girls temos a oportunidade de compartilhar o nosso conhecimento e trocar experiências com mulheres que adoram tecnologia tanto quanto a gente, o que é muito gratificante”, explica Tania Silva desenvolvedora do projeto na Thoughtworks. “É preciso entender que persidade também é uma estratégia de inovação, e que igualdade de gênero é sinônimo de desenvolvimento sustentável”, complementa Tania.

 

O que é: Rails Girls

 

Quando: Sexta e sábado, 28 e 29 de novembro

 

Horário: Sexta-feira, 28/11, a partir das 19h. Sábado, 29/11, a partir das 9h.

 

Onde: Escritório da Thoughtworks em Porto Alegre

 

Endereço: Avenida Ipiranga, 6681 - prédio 99ª (prédio da TECNOPUC) - 14 andar - sala 1402 – Porto Alegre - RS

 

Site: http://railsgirls.com/portoalegre