Master


Thoughtworks Live com Gilberto Gil:

Caminhos para a democratização da tecnologia 

A Thoughtworks é uma consultoria global de software e uma comunidade de indivíduos apaixonados por tecnologia. Acreditamos que a tecnologia só faz sentido quando é usada para impactar positivamente a vida das pessoas — de todas as pessoas.

Thoughtworks Live é um evento que realizamos em diversos países, dedicado a explorar as possibilidades criadas pelo avanço da tecnologia e nossas responsabilidades nesse processo, como tecnologistas e como organizações.


Para a edição de 2021 do TW Live Brasil, escolhemos um convidado muito especial para discutir os caminhos para democratização da tecnologia: Gilberto Gil.

Convidado

Gilberto Gil


Um dos maiores nomes da cultura brasileira contemporânea, o cantor, compositor, produtor, multi-instrumentista e político Gilberto Gil carrega consigo um legado que vai muito além da música. Trazendo em suas letras, desde o fim da década de 60, temas como cibernética, inteligência artificial e singularidade, e fomentando o debate sobre cultura digital e software livre, entre 2003 e 2008, quando foi Ministro da Cultura, Gil segue explorando em sua obra as conexões entre arte e ciência e provocando reflexões sobre os impactos da evolução da tecnologia na sociedade.

Mediação

Marta Saft

Diretora-presidente, Thoughtworks Brasil


Gestora, advogada, apaixonada por pessoas, tecnologia e negócios, Marta iniciou sua carreira atuando como advogada até o final de 2012, quando se juntou à Thoughtworks. Foi responsável por implementar e liderar o departamento jurídico da empresa no Brasil, passando também pela liderança do time de recrutamento, até assumir o papel de co-diretora-presidente da empresa no Brasil, em 2018. Considera a oportunidade de usar a tecnologia para ajudar empresas e sociedade um dos motores de sua atuação profissional.