Menu

Paredes de cartões ajudam a nivelar o fluxo e maximizar a vazão de entrega de software. Muitos livros falam some métodos ágeis, seus princípios, práticas e ferramentas, mas nenhum se aprofundou nas paredes de cartão e os princípios por trás delas.

No livro Stand Back and Deliver, os autores-Pollyanna Pixton, Niel Nickolaisen, Todd Little, e Kent McDonald (líderes com experiência em diversas indústrias e organizações), fazem a seguinte declaração:

"Através de nossas experiências e histórias compartilhadas, constatamos que o conjunto de ferramentas utilizadas definem como as organizações abordam seu trabalho, especialmente o trabalho que envolve mudança e inovação. Quando utilizadas com moderação e de forma complementar, estas ferramentas podem ter um impacto dramático sobre o sucesso da organização"

O desenvolvimento de software estratégico está atrelado a mudança e inovação. E as organizações que aplicam com sucesso metodologias ágeis de desenvolvimento de software em breve encontram-se utilizando um conjunto de ferramentas mais específico. Para citar algumas: Servidor de integração contínua, testes automatizados, scripts automatizados, IDEs com recursos de refatoração, e a parede do cartões (física e/ou virtual).  Abaixo estão algumas fotos de paredes de cartões físicas:

Card Wall 1

Card Wall 2

Card Wall 3

Mas por que usar uma parede cartão?

Por que usar uma parede de cartões? As equipes que não sabem exatamente por que estão usando uma parede de cartões não vão se beneficiar dela. Se sua equipe não é clara sobre o valor que uma parede de cartões oferece, ou (1) Agile não é adequado para ela, (2) deve ler este post, ou (3) a equipe tem menos de três pessoas. A maior razão para a utilização da parede de cartões é a agilidade que ela prove à equipe. A parede de cartões melhora a comunicação da equipe, o compartilhamento de informações, a remoção de impedimento e a tomada de decisões.  Entrevistei muitas equipes ágeis sobre a parede de cartões com a seguinte pergunta: "O que é que a parede de cartões te fornece?" Abaixo estão as respostas dadas por: desenvolvedores, testadores, analistas, gerentes de produtos, gerentes de projeto, diretores, e Scrum Masters.

Pergunta: O que é que a parede de cartões te fornece?

Respostas:

  • A meta para a equipe naquela iteração, ou naquele momento;
  • Diz-me no que a equipe está trabalhando;
  • Ela me mostra quem está trabalhando no quê;
  • Ela mostra os gargalos;
  • Faz visível qualquer decisão da equipe;
  • Ela ajuda com a reunião do Scrum diário;
  • Deixa claro quando não estamos pareando;
  • Se você olhar para ela todos os dias você sabe o quão rápido a equipe está movendo o trabalho;
  • Ela me diz no que o time está trabalhando;
  • Ela me mostra que tipo de metodologia ágil a equipe está usando;
  • Eu posso ver as tarefas para uma história;
  • Um instantâneo do trabalho da equipe;
  • Diz-me o tipo de trabalho que a equipe está fazendo;
  • Faz o fluxo de trabalho visível;
  • Descreve WIP (Work In Progress), os limites utilizados pela equipe.

Em 2009, Mike Cohn escreveu um blog interessante dizendo que Agile faz muito micro gerenciamento. Ele explica que muitos princípios e práticas ágeis apoiam microgestão. Do seu blog:

"A reunião diária é para a micro-gestão dos planos de trabalho diário da equipe; serve para verificar que todos estão fazendo o que eles disseram que iam fazer.

- A integração contínua é aplicada de tal forma que no momento que um desenvolvedor quebra uma compilação, todos ficam sabendo;

- A programação em par é para certificar de que os programadores não vão perder o foco, não vão trabalhar somente nos requisitos mais interessantes, e que eles vão refatorar e melhorar o código.

Ah, mas quem é que está fazendo microgestão?

É a equipe.

Sim, ágil faz muita microgestão, mas é a equipe toda fazendo o tal micro gerenciamento para o seu próprio benefício." (de http://www.mountaingoatsoftware.com/blog/)

Eu concordo com ele. Ágil enfatiza a colaboração em equipe, o compartilhamento de responsabilidade, a comunicação clara, e a auto-gestão. E sim, isso é uma forma de microgestão. Em outras palavras, a estrutura da equipe, o trabalho e as atividades são visíveis na parede; portanto, todos podem colaborar facilmente e saber o que todos e cada um está fazendo. A parede do cartões é portanto essencial para implementação bem-sucedida da "micro-gestão" no estilo ágil de trabalhar.

O fluxo de trabalho na parede

No desenvolvimento de software, normalmente uma pequena tarefa ou requisito leva de horas a dias para ser concluído. Além disso, você não pode ver quantos requisitos estão atualmente em análise; ou quantos requisitos estão sendo codificados ou testados. Por uma questão de física, não é fácil de "ver" o trabalho, uma vez que esse é representado por um aglomerado de texto, código, e componentes de interface, seja em linguagem humana ou de computador. Aqui é onde a mágica acontece: a parede de cartões torna as coisas mais visíveis!

A ideia básica da parede de cartões é de  ter o fluxo de trabalho visível na própria parede. Abaixo está uma foto tirada de uma parede de cartões de uma equipe ágil.

Card Wall 4

Uma breve descrição da parede de cartões na foto anterior seria: um cartão está na etapa de Analysis, cinco cartões estão na etapa Ready for Dev, três cartões estão na etapa  In Dev, um outro cartão está na etapa Ready for BA Acceptance, três cartões estão na etapa Ready for QA, cinco cartas estão na etapa In QA, e oito cartões estão prontos para SAT. Também parece que a equipe usa fotos para representar as pessoas que trabalham nos cartões. Os cartões têm um código de cores (há três cores diferentes de cartões nesta foto). Os cartões também tem várias notas sobre eles, um identificador numérico, e pequenas marcações de cores.

Como a parede é uma superfície bidimensional, a parede de cartões é apresentada em um formato tabular, onde as etapas de trabalho são as colunas, e os cartões sobre trabalho, post-it com os nomes das pessoas, e outras marcações relacionadas ao trabalho preenchem o espaço na parede. Estes cartões podem ser organizados em linha ou não. Tudo depende da equipe e como eles representam e organizam o seu trabalho na parede.

A parede de cartões pode ser vista como uma ferramenta de comunicação para rapidamente adquirir e divulgar conhecimentos entre os membros de uma equipe ágil. O objetivo principal é dar a todos os membros da equipe de uma visão compartilhada do trabalho atualmente em execução. Para este fim, a parede do cartões tem representações visuais para as etapas de trabalho, as pessoas, as tarefas de trabalho e atributos relacionados ao trabalho, como tamanho, complexidade, ordem, agrupamento, prioridade, limite, e feedback.

A parede de cartões ajuda na auditoria e reajustes de  planejamento. Ao olhar para a parede você sabe exatamente em que etapa tal cartão se encontra. Este simples inspeção visual permite identificar desvios de plano, e a ter uma conversa informada sobre como agir.

Gosta deste assunto? Então confira este livro (em inglês): Optimizing the flow; process improvements for high performing agile teams, e o capítulo sobre Gestão Visual do livro Métodos Ágeis para desenvolvimento de Software.

Publicado originalmente em inglês aqui.