Menú
CORAGEM #5


Construindo um radar de tecnologia para sua empresa

Adaptação do artigo Build Your Own Technology Radar, de Neal Ford


A tecnologia se move rapidamente. Quando falamos de linguagens, ferramentas ou abordagens, muita coisa pode mudar em menos de um ano.


O Technology Radar da ThoughtWorks é um guia com nossas opiniões sobre tecnologias e tendências que impactam a indústria. Ele é produzido pelo TAB (Technology Advisory Board ou Conselho Consultivo de Tecnologia), um grupo de tecnologistas experientes da ThoughtWorks que se reúne regularmente — quinzenalmente por videoconferência e pessoalmente duas vezes por ano — para discutir a estratégia global de tecnologia da empresa e as tendências tecnológicas que impactam significativamente a indústria.


O radar é um produto das reuniões presenciais: ele funciona como um resumo conciso das discussões do TAB, em um formato que procura oferecer valor a uma ampla gama de perfis profissionais: de CTOs a pessoas desenvolvedoras.


Não temos certeza do porquê, mas o Technology Radar se tornou mais popular do que jamais poderíamos imaginar. Talvez seja pelo fato de darmos pareceres sinceros sobre tecnologia.

Sua estrutura metafórica e replicável também é um ponto forte: algumas empresas começaram a nos procurar para dizer que tinham produzido seus próprios radares. Desde então, realizamos este exercício com muitas das nossas clientes, e em novembro de 2016 lançamos o Build Your Own Radar, uma ferramenta para ajudar organizações a desenvolverem suas próprias visualizações em formato de radar.


O Technology Radar da ThoughtWorks é dividido em quatro quadrantes: Técnicas, Ferramentas, Plataformas e Linguagens & Frameworks. Você pode mudar os quadrantes para o radar da sua empresa se achar necessário. Algumas empresas unem os quadrantes de linguagens e ferramentas e adicionam um quadrante para pacotes de software, ou um quadrante para empresas parceiras e consultorias.


Além dos quadrantes, o radar tem quatro anéis que representam a nossa posição atual em relação a cada item:


Evite: Tenha cautela ao utilizar em projetos existentes e pense duas vezes antes de usar em um projeto novo.

Avalie: Vale a pena analisar como essa tecnologia poderá impactar sua empresa.

Experimente: Vale a pena explorar. Sugerimos experimentar em um projeto que possa lidar com o risco.

Adote: Acreditamos firmemente que a indústria deveria adotar esses itens. Nós os usamos quando são apropriados em nossos projetos.


Usamos um conjunto simples de ícones. Triângulos representam itens novos ou alterados, enquanto círculos indicam a ausência de mudança.


Para abrir espaço para novos itens, apagamos itens em que não houve mudança nos últimos dois radares. Se houver algo interessante para se dizer sobre um item antigo, trazemos esse item de volta para o radar.


Como construir o seu radar


Para cada quadrante:


  • todas as pessoas participantes devem listar suas nomeações em post-its e posicioná-las em uma representação gráfica do radar (pode ser um quadro branco dividido em quadrantes e anéis)
  • uma pessoa escolhida como facilitadora então agrupa itens repetidos ou parecidos
  • em grupo, discute-se cada um dos itens, decidindo em conjunto se cada um deles deve permanecer no radar e em que posição
  • uma pessoa é escolhida para escrever, para cada item, uma descrição breve sobre a discussão em torno dele


O resultado da reunião pode ser compilado em uma planilha, com uma página para cada quadrante. A ferramenta Build Your Own Radar usa uma planilhas do Google como input e gera a visualização em radar usando um canvas de HTML 5.


O que será produzido depois disso fica a critério da organização: pode ser um white paper de 10 páginas, como o Technology Radar da ThoughtWorks, ou uma página wiki atualizada periodicamente. O exercício é mais importante do que o artefato, então o produto final pode ser mínimo.


Por que construir um radar?


Além de ser uma ótima desculpa para ter conversas apaixonadas sobre tecnologia, o radar é uma ótima ferramenta para ponderar risco e adoção, alinhar expectativas e experiências e construir uma visão unificada de tecnologia e negócios.


Além disso, o radar funciona como uma plataforma de análise contínua. Quando incorporado à estratégia de tecnologia da empresa, o exercício passa a ser um grande aliado para decisões mais fundamentadas e coerentes.

Perspectives

Explore também a Perspectives, uma publicação online global sobre tecnologia e negócios para líderes digitais.